sexta-feira, 25 de abril de 2014

Bases do Cotidiano

Bases são substâncias que, em solução aquosa sofrem dissociação liberando o ânion OH(Hidroxila). Quando fundidos ou em solução aquosa podem conduzir corrente elétrica, as bases fortes nesse meio originam muitos íons, assim conduzindo bem a corrente elétrica, já as fracas conduzem pouca eletricidade.
No cotidiano encontramos alimentos alcalinos (base), por exemplo, o leite, tomate, legumes, frutas entre outros nutrientes, a digestão desses alimentos auxilia no controle e equilíbrio acidobásico em nosso organismo.
Encontramos também as bases nos produtos de higiene doméstica, como o detergente, alvejantes, sabões entre outros. No entanto substâncias básicas podem ser perigosas, como o hidróxido de sódio.
Uma base é considerada forte ou fraca de acordo com o seu grau de dissociação (α). Bases fortes são as que dissociam muito, aproximadamente 100%, mas se o valor for menor ou igual a 5% a base é considerada fraca.

Exemplos de bases fortes e fracas:

Bases fortes: Bases dos metais alcalinos (Na (OH)2, KOH, CsOH) e de alguns metais alcalinos-terrosos ( Ba(OH)2, Ca(OH)2).
Obs.: O Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) é uma exceção, sendo uma base fraca.
Bases fracas: O hidróxido de amônio (NH4OH) e as bases dos demais metais (das famílias 13,14 e 15).
Bases que encontramos no dia-a-dia:
O hidróxido de amônio (NH4OH)
É uma solução de amônia ou amoníaco, uma de suas utilizações é para descolorir cabelos.
A amônia (NH3) é um gás incolor de odor forte, ela também é usada na fabricação de sais de amônio que é utilizado como fertilização na agricultura, e na fabricação de produtos de limpeza doméstica.
Hidróxido de sódio ou soda cáustica (NaOH)
É a base mais importante e utilizada na indústria e no laboratório, assim como na fabricação de sabão, papel, corantes entre outros produtos. A soda cáustica é corrosiva por isso deveremos manuseá-la com muito cuidado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário